DRA MELISSA ORR MÉDICA VETERINÁRIA CRMV-SP 8412 Atendimento clínico e cirúrgico de animais silvestres e exóticos mantidos como pet sendo eles AVES, RÉPTEIS, ROEDORES, FERRETS, PRIMATAS ENTRE OUTROS. e-mail- dramelissa.orr@gmail.com nosso outro blog- www.veterinariadefelinos.blogspot.com
domingo, 29 de julho de 2012
ABSCESSO AURICULAR EM TARTARUGAS
Um abscesso caseoso, apresentando-se como um inchaço, geralmente grande, sob a membrana timpânica na lateral da cabeça. Pode ocorrer bilateralmente e é muitas vezes visto em tartarugas de caixa (silvestres) ou tartarugas de orelha vermelha (criadas como animais de estimação). Há alguma evidencia de que esses abscessos podem ser causados por hipovitaminose A e também por falta de higiene no aquário. Em tartarugas silvestres sua ocorrência pode também estar associada á exposição a organofosforados. Esta doença é extremamente comum. Os diagnósticos diferenciais incluem neoplasia e outros granulomas. O tratamento consiste na remoção cirúrgica através de lancetamento da membrana timpânica. É importante remover aproximadamente 50% do tímpano de modo a deixar uma abertura larga, através da qual seja possível lavar o local do abscesso com uma solução salina morna pelo maior número de dias possível após a cirurgia (tente ao menos 3 dias). Em outras palavras, deixe a ferida aberta para que cicatrize por segunda intenção. O pus caseado pode ser muitas vezes removido em uma peça só, como um molde do ouvido interno. As tartarugas d' água devem ficar em local seco até o término da cicatrização da cirurgia. Utilizar antibióticos no pós cirúrgico.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Preciso, de sua ajuda.
ResponderExcluirminha tartaruga pequena esta com isso, ela tem 4 anos, e foi criada por outra pessoa, peguei ela esse ano, agora que eu percebi que existe esse inchaco na orelha.
Nao ha como tratar com um remedio, precisa mesmo fazer cirugia