quinta-feira, 4 de novembro de 2010

SÍNDROME DE STRESS POR CALOR EM PORQUINHO DA ÍNDIA (PREÁ)

Os porquinhos da ìndia são animais que apresentam extrema sensibilidade ao calor. Estes animais parecem apresentar uma  falha no mecanismo de termorregulação que associada á ambientes muito quentes faz com que  a temperatura corpórea suba a um nível incompatível com a vida. Em geral animais expostos á uma temperatura ambiental acima de 28 graus Centígrados, umidade elevada acima de 70%, animais com pelagem longa, obesidade, falta de sombra no ambiente, ventilação insuficiente, água em quantidade insuficiente ou aquecida, superpopulação e estresse psicológico são fatores predisponentes para que o estresse por calor ocorra.
Os sinais clínicos gerais incluem hiperemia dos vasos periféricos, respiração acelerada, hipertermia (temperatura retal acima de 41 graus Centígrados), cianose, prostração e morte. Outros sintomas podem ser notados como sangue na boca e nariz, sialorréia (salivação intensa). Sinais neurológicos podem estar presentes e podem ser confundidos com toxemia de gestação, mas a cetose não esta presente. Porquinhos da Índia mantidos em ambiente externo podem desenvolver estresse pelo calor mesmo em temperaturas não tão elevadas (21 a 23,8 graus Centígrados). Os animais acometidos salivam bastante na tentativa de baixar a temperatura corpórea, apresentam respiração superficial, rápida, mucosas pálidas, elevada temperatura retal, coma, e morte.
Na necrópsia encontramos lesões induzidas pelo estresse térmico como hiperemia em vários tecidos, principalmente pulmões e parede intestinal.
O diagnóstico inicia-se pelo histórico de início agudo em ambientes aquecidos e ausência de evidência de cetose, doenças infecciosas ou tóxicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário