sábado, 25 de setembro de 2010

PATOLOGIAS DE BICO EM PSITACÍDEOS



crescimento anormal
prognatismo inferior
A saúde do bico é fator primordial para o bem estar das aves, visto que é imprescindível tanto para a alimentação quanto para  a locomoção destes animais, assim como na defesa. As anormalidades mais frequentemente encontradas são crescimento anormal do bico, mandíbula de formação anormal ou fendida, deformações, lesões, tumores, descamação do bico, rachaduras ou alteração na coloração. As principais causas são as deficiencias nutricionais, infecções bacterianas, fungos, vírus, parasitas e traumatismos entre outros. As alterações no crescimento do bico normalmente apresentam as seguintes causas: deficiência de vitaminas A e D 3, de minerais (especialmente cálcio e fósforo) e de metionina, dificuldade em desgastar o bico, má oclusão (de causa genética ou traumática), ácaros, doença hepática, anomalias congênitas ou hereditárias.
Tratamento :
Deve-se  tratar a causa,  se for devido a má formação, corrigir periodicamente o tamanho do bico, para que o pássaro possa se alimentar com mais facilidade.
É muito importante a correção da alimentação, condições de alojamento, para que haja melhor qualidade de vida para o animal.
Pássaros com anomalias congênitas não devem ser usados para procriação, pois essa falha genética pode ser transmitida aos filhotes.As doenças parasitárias (cnemidocoptes spp) devem ser tratadas com medicação  específica para tratamento de ácaros e deve-se fazer suplementação vitamínica da alimentação no intuito de suplementar vitaminas A e D. O uso de pedras para desgaste do bico também é importante assim como o uso de brinquedos na gaiola que promovam tanto o desgaste do bico quanto forneçam distração ao animal. Nos casos de bico bipartido, deve-se fazer uma correção cirúrgica denominada cerclagem que irá fornecer estabilidade ao animal no momento de se alimentar.
      
                  
bico inferior bipartido
cnemidocoptes













Nenhum comentário:

Postar um comentário